Fotógrafos < ver todos
Walter Garbe
A encenação da espontaneidade
O material fotográfico produzido por Walter Garbe na primeira década do século XX retrata índios Botocudo* do Espírito Santo. Garbe destaca-se de seus contemporâneos por utilizar a floresta como fundo para compor cenas descontraídas, que transparecem certa cumplicidade entre o fotógrafo e os indígenas, retratados com aparente desenvoltura. Mesmo as cenas evidentemente posadas, simulando situações de caça ou produzindo fogo, impressionam pela destreza no uso do equipamento, composição e riqueza de detalhes. Segundo menciona Fernando de Tacca,
(…) na tentativa de documentar ações realísticas, e mesmo reconhecendo hoje as simulações, houve um pacto de encenação muito distinto das fotografias posadas de estúdio, e mais difíceis nas condições técnicas de campo da fotografia de então. (2011, p. 92)
Garbe também fotografou uma composição de objetos indígenas contendo alguns batoques, uma bolsa, um arco e flechas. Provavelmente devem ter sido enviadas para a Exposição Nacional de 1908, da qual participou. Informações sobre sua vida particular ou trajetória profissional são desconhecidas. Kossoy menciona que o fotógrafo reunia as fotografias mencionadas em pequenos álbuns, com as cópias coladas em ambos os lados dos cartões-suporte (2002, p. 159), o que indica a possibilidades das fotografias dos Botocudo serem utilizadas para fins comerciais.
_____________________________________________________________________________________
* Botocudo ou Aimoré é uma denominação que os colonizadores portugueses utilizavam para se referir ao conjunto de índios que usavam botoques labiais e auriculares. Portanto, esta denominação, muito comum no vocabulário utilizado pelos fotógrafos do séc. XIX, na realidade se refere à grupos étnicos bastante diversos, como os Kaingang, Xokleng, Krenak e Xetá (TACCA, 2011, p. 91).
REFERÊNCIAS
– KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002
– TACCA, Fernando de. “O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio”. História, ciências, saúde – Manguinhos – Vol. 18, nº 1, p.191-223. Rio de Janeiro., 2011 (disponível aqui)
ACERVOS
– Fundação Biblioteca Nacional
– Coleção particular Livio Spiegler